top of page
Corujas (1080 × 500 px).png

Inscrição do aluno

Inscrição da Escola

Bandeira dos EUA
1.png

Olimpíada Brasileira de
Língua Inglesa

Descubra o mundo através do inglês

Estátua da Liberdade

# Começando pelo porquê

1

Justificativa

A Olimpíada de Inglês é mais que uma competição; é um catalisador para a fluência em uma língua que une o mundo. O inglês, como língua franca global, é essencial na formação cidadã, abrindo portas para o diálogo internacional, a educação de qualidade e oportunidades profissionais. Esta iniciativa promove o entendimento cultural e a participação ativa em debates globais, equipando os jovens para contribuir em diversos campos. Valorizar o inglês é incentivar o aprendizado contínuo e a adaptação, preparando indivíduos para uma cidadania global consciente. A Olimpíada não só celebra a habilidade linguística, mas também fomenta a compreensão mútua e a colaboração internacional, essenciais no século XXI.

2

Objetivos

Os objetivos da Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa, seguindo a BNCC, incluem incentivar o uso do inglês em contextos variados, aprimorar a compreensão leitora e auditiva, e promover o pensamento crítico sobre a diversidade linguística e cultural. Busca-se explorar a dimensão intercultural, respeitando as diversas culturas associadas ao inglês. Além disso, visa-se fomentar a autonomia de aprendizagem, encorajando os alunos a usar o inglês para acessar informações e oportunidades de aprendizado contínuo, sempre considerando o contexto brasileiro e as necessidades dos estudantes

3

Realização

A Seleta Educação, responsável pela organização da Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa, é uma instituição educacional dedicada a cultivar o potencial acadêmico e intelectual de alunos e professores. Seus objetivos abrangem estimular a paixão pela conhecimento, identificar talentos, desenvolver habilidades analíticas e promover a colaboração entre estudantes, educadores e pesquisadores na área educacional. Ao oferecer desafios educativos, reconhecimento e oportunidades de crescimento, a Seleta Educação busca não apenas fomentar o interesse científico entre os participantes, mas também contribuir para a excelência educacional e o desenvolvimento de líderes no futuro profissional.

Fundo branco

Quem pode participar?

Adultos e Alunos de todas as escolas brasileiras, públicas ou privadas podem participar

criança

Nível Júnior: 4º e 5º anos

Estudante louro

Nível 1: 6º e 7º anos

Estudante

Nível 2: 8º e 9º anos

Estudante Feminina

Nível 3: Ensino Médio

Estudante de faculdade

Nível Livre: Adultos

Programação 2024

07 de fevereiro

1º período de inscrições

R$ 25,00 por aluno

08 de março

2º período de inscrições

R$ 35,00 por aluno

12 de abril

3º período de inscrições

R$ 39,00 por aluno

22 de maio

Aplicação online em fase única

#Preparação e dados

# Quero multiplicar talentos

Vou participar da OBLI

Fundo Desfocado

🏆 Olimpíadas Seleta Educação

Sou Estudante

Por que devo participar de Olimpíadas do Conhecimento?

Estudantes
Gostei de como a prova é feita e como os conteúdos mais atuais são abordados.

V. K. D. R.

Sou Professor ou Gestor Escolar

​🏆 Conquiste medalhas com seus alunos

 

A participação da sua Escola permite:

👩‍🎓 Mais inovação pedagógica

👩‍🎓 Alunos mais engajados em ritmo de estudo

👩‍🎓 Professores envolvidos em projetos interdisciplinares

👩‍🎓 Reconhecimento dos alunos mais dedicados

👩‍🎓 Promover aprendizados do cotidiano como finanças e geopolítica de forma prática e estimulante

👩‍🎓 Visibilidade da comunidade escolar dentro e fora da região

👩‍🎓 Medir o resultado do seu projeto pedagógico

👩‍🎓 Mais aprovações em vestibulares, competições e concursos​

👩‍🎓 Mais repertório sociocultural para os estudantes

Professor de escola
Fundo branco

🏆 Já medalharam com a gente

1_edited.jpg
OIP_edited.jpg
objetivo-logo-escola-colegio-4_edited.jp
R_edited.png
logo-school_edited.png
thumb_edited.png
R_edited.jpg
th_edited.jpg
unnamed_edited.jpg
OIP (2)_edited.jpg
R (1)_edited.jpg
apps.4614.13510798885957079_edited.png
sesi-logo_edited.png
WhatsApp Image 2024-02-05 at 15_edited.j
OIP (3)_edited.jpg
etec.png
banner_cn_edited.png
AZ_edited.jpg
unnamed (2)_edited.jpg
concurso-instituto-federal-if-1_edited.j

# Quero multiplicar talentos

Vou participar da OBLI

Fundo branco

🤔  #1

 Quem pode participar da OBLI?

Adultos e estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental

🤔 #2

Como faço para me inscrever na OBLI?

As inscrições para as Olimpíadas da Seleta Educação são feitas pelo próprio aluno, escola ou responsável pelo seletaeducacao.com.br

 

É importante respeitar as datas e valores de inscrição divulgados no site oficial.

🤔 #3

Quais são as etapas da OBLI?

As Olimpíadas da Seleta Educação geralmente possuem as seguintes etapas: período de inscrições, aplicação da prova online, liberação das notas, período de recursos e questionamentos, disponibilização de certificados individuais, divulgação do resultado final e período de solicitação das medalhas.

🤔 #4

Como são as provas da OBLI?

As provas das Olimpíadas da Seleta Educação são aplicadas em formato online pela Área do Aluno e são compostas por 30 questões objetivas, com uma única alternativa correta. A OBLI possui 10 questões que envolvem interpretação de áudios ou vídeos em língua inglesa. Durante a prova, não é permitido o uso de fontes de pesquisa.

🤔 #5

Como são distribuídas as medalhas da OBLI?

As medalhas nas Olimpíadas da Seleta Educação são distribuídas de acordo com percentuais aplicados em ordem decrescente de notas para cada nível. Em geral, 2% das maiores notas recebem medalhas de ouro, 4% recebem medalhas de prata, 8% recebem medalhas de bronze e 16% recebem medalhas de honra ao mérito. 

🤔 #6

Já terminei a Educação Básica e concluí meu Ensino Médio: posso participar?

Pode sim! Todas as olimpíadas da Seleta Educação possuem a categoria Livre destinada aos adultos, universitários ou entusiastas do conhecimento em geral.

Venha medalhar conosco também!

🤔 #7

Terei certificado de participação na Olimpíada?

Sim! Todos os participantes de qualquer nível, assim como os professores envolvidos receberão certificados de participação e também de medalhista de acordo com sua conquista!

Regulmento OBLI

Regulamento 2024

Objetivos

  • Estimular a proficiência dos participantes em inglês em todas as habilidades linguísticas;

  • Promover a compreensão das culturas de língua inglesa para desenvolver a consciência global e a competência intercultural;

  • Utilizar variadas linguagens em mídias impressas e digitais, expandindo as possibilidades de ensino e aprendizado;

  • Fomentar a compreensão e valorização da diversidade cultural e linguística no aprendizado do inglês, estimulando o respeito e o entendimento mútuo​;

  • Praticar a leitura de textos em inglês de diferentes gêneros e suportes, promovendo uma interação rica e significativa;

  • Incentivar o pensamento crítico e as habilidades analíticas através da interpretação de textos, áudios e vídeos em inglês;

  • Integrar a tecnologia ao aprendizado, utilizando ferramentas e plataformas digitais para a prática e exploração da língua;

  • Preparar os estudantes para oportunidades acadêmicas e profissionais que exigem proficiência em inglês;

  • Apoiar o crescimento pessoal e a autoconfiança por meio do domínio de uma segunda língua e da exposição a perspectivas diversas;

  • Incentivar o engajamento comunitário e a responsabilidade social ao discutir questões globais e soluções em inglês.

  • ODS 4 - Educação de Qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

  • ODS 10 - Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

 

Realização

A Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa é uma realização da Seleta Educação (seletaeducacao.com.br), entidade educacional que visa ajudar escolas, alunos e mestres de todo Brasil.

Nossas Olimpíadas identificam talentos, desenvolvem o potencial de alunos e mestres, compartilham conhecimento, aprimoram habilidades e premiam a dedicação.

Cabe à Seleta o planejamento estratégico, a gestão, organização e a avaliação de projetos da OBLI. 

 

Programação

  • 07/02/24  |  1º período de inscrições: R$ 25,00 por aluno até o dia 07/03/24

  • 08/03/24  |  2º período de inscrições: R$ 35,00 por aluno até o dia 11/04/24

  • 12/04/24  |  3º período de inscrições: R$ 39,00 por aluno até o dia 17/05/24

  • 17/05/24  |  Último dia de inscrições, válidas até 23h59  

👉 AS ESCOLAS PRIVADAS PAGAM 20,00 POR ALUNO (mínimo de 5 alunos)

👉 AS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO PAGARÃO INSCRIÇÕES

  • 22/05/24  |  Aplicação da prova OBLI 2024 em fase única online: 30 questões ABDCE com duração de 120 minutos (Prova disponível das 7h às 22h)

  • 25/05/24 |  Período destinado à recursos e questionamentos que serão recebidos somente até o dia 27/05/24

  • 29/05/24 | Divulgação dos resultados e certificados (Site e Youtube Seleta Educação às 20h)

  • 30/05/24 |  Início da solicitação de medalhas na loja (R$ 30,00 por unidade)

 

Abrangência

Serão admitidos alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, devidamente registradas no MEC, de acordo com as modalidades:

  • Nível Júnior: Alunos do 4º e 5º anos;

  • Nível 1: Alunos do 6º e 7º anos;

  • Nível 2: Alunos do 8º e 9º anos;

  • Nível 3: Alunos do Ensino Médio e 4º ano técnico.

  • Nível Livre: Adultos e alunos que já concluíram a educação básica.

Inscrições

  • A inscrição será feita pelo próprio aluno ou seu responsável até o dia 17/05/2024 no site seletaeducacao.com.br/obli

  • INSCRIÇÕES DE GRUPOS DE ALUNOS FEITAS PELAS ESCOLAS TÊM VALOR PROMOCIONAL FIXO DE R$ 20,00 POR ALUNO

  • A Inscrição da escola ​é feita via pagamento pix e envio desta planilha com os dados dos alunos aqui

  • AS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO PAGARÃO INSCRIÇÕES, PARTICIPANDO GRATUITAMENTE

  • O valor da taxa de inscrição depende da data em que será feita (datas e valores no item programação).

  • Só serão aceitas inscrições dentro da data limite.
  • As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site seletaeducacao.com.br/obli; não sendo aceitas inscrições via fax, por meio postal ou qualquer outro meio que não seja pelo sítio específico.

  • Não nos responsabilizamos por falhas no envio da inscrição decorrentes de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

 

Das provas

  • As provas consistirão de 30 questões objetivas de múltipla escolha, com alternativas de A a E, incluindo questões inéditas e adaptadas. Para avaliar a compreensão auditiva, 10 questões incorporarão mídias de áudio ou vídeo;

  • É essencial que os dispositivos usados pelos alunos tenham saída de áudio;

  • As mídias serão de baixa resolução para garantir um carregamento ágil em dispositivos com conexão estável à internet e capacidade de processamento adequada;

  • Não nos responsabilizaremos por problemas técnicos como lentidão ou falhas de carregamento relacionadas aos dispositivos ou conexão dos participantes;

  • As questões terão diferentes graus de dificuldade com respectivas pontuações variáveis;

  • O conteúdo programático está descrito no ANEXO;

  • A OBLI 2024 terá aplicação online em fase única, com tempo máximo para realização das provas de 120 minutos;

  • Não é permitido ao aluno o uso de fontes de pesquisa durante a prova;

  • O acesso à prova e conteúdos exclusivos para inscritos será feito pelo Portal Seleta em nosso do nosso site seletaeducacao.com.br/obli . Links com tutoriais em texto e vídeo serão enviados explicando os procedimentos para a realização do exame.

  • A OBLI não se responsabiliza por problemas de ordem técnica, variações ou indisponibilidade de wifi ou computadores durante a resolução das provas, que porventura comprometam a transferência de dados.

 

Bibliografia recomendada

  • English File (Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig)

  • Interchange (Jack C. Richards)

 

Dos resultados e premiações

  • A distribuição de medalhas será feita de acordo com os percentuais, aplicados em ordem decrescente de notas para cada nível:

    • 2% das maiores notas receberão medalhas de ouro;

    • 4% das maiores notas receberão medalhas de prata;

    • 8% das maiores notas receberão medalhas de bronze;

    • 16% das maiores notas receberão medalhas de honra ao mérito.

  • A aquisição de medalhas será feita pela loja virtual da Seleta Educação (link disponível no topo do site)

  • Caso o Comitê Organizador decida introduzir alguma premiação ou certificação adicional durante o processo da OBLI, os critérios para a premiação serão disponibilizados em nosso site (seletaeducacao.com.br/obli) e via e-mail ou através de outro meio que o Comitê Organizador julgue mais apropriado para a comunicação.

  • A premiação dos alunos será feita pela comissão organizadora da Olimpíada e consistirá de uma cerimônia virtual no Canal de Youtube da Seleta Educação, com a leitura dos nomes de classificados.

Das disposições finais

  1. A inscrição na OBLI implicará na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Regulamento, incluindo seus anexos e eventuais retificações, das quais as escolas inscritas, alunos participantes e respectivos responsáveis não poderão alegar desconhecimento;

  2. Quaisquer custos e despesas que os participantes possam ter relacionados à sua participação na OBLI correrão exclusivamente por conta do participante ou de sua respectiva escola. Dessa forma, em nenhuma circunstância a OBLI arcará com quaisquer custos/despesas incorridos pelos alunos;

  3. A divulgação de dados específicos e não estatísticos da OBLI fica condicionada à autorização da Seleta Educação, bem como ao cumprimento da legislação de proteção de dados à época vigente, de modo a garantir a privacidade dos participantes;

  4. Os casos omissos e as eventuais dúvidas referentes a este Regulamento serão decididos e esclarecidos pelo Comitê Organizador da OBLI ou pela Seleta Educação. Da mesma forma, o Comitê Organizador poderá, a seu exclusivo critério e a qualquer momento, alterar quaisquer itens deste regulamento. Em tal hipótese, os participantes serão comunicados sobre tais alterações na página seletaeducacao.com.br/obli, na Área do Aluno, via e-mail e demais canais de comunicação da OBLI.

 

Anexo: Conteúdos abordados

 

NÍVEL JÚNIOR (4º E 5º ANOS)


Vocabulary and Functional Grammar:
• Vocabulary: Covers singular and plural forms, gender-specific terms, various types of nouns (common, proper, abstract, collective, countable, and uncountable), verb forms (regular, irregular, auxiliary, modal, and phrasal verbs), adjectives, adverbs, pronouns, prepositions, conjunctions, determiners, and quantifiers.
• Pronunciation: Focuses on vowels, consonants, syllable division, and common pronunciation patterns.
• Grammar: Includes articles, numerals, verb tenses (simple, continuous, and perfect), subject-verb agreement, parts of speech, clauses, phrases, sentence construction, punctuation, direct and indirect speech, and voice (active and passive).
• Language Skills: Emphasizes spelling (including jumbled and unusual spellings), synonyms, antonyms, word pairing, rhyming words, identifying anomalies, analogies, collocations, homophones, homonyms, concise expressions, and idiomatic phrases.

Reading Comprehension:
• Text Analysis: Skills in identifying main themes and ideas, inferencing, locating specific details, and understanding moral implications.
• Contextual Understanding: Enhances comprehension of nuanced meanings, information retrieval, and contextual interpretation of dialogues and references.

Interactive English:
• Everyday Interactions: Focuses on daily conversational skills, classroom language, telephone etiquette, and both formal and informal communication.
• Social Expressions: Includes greetings, expressions of gratitude, making requests, asking for permission, providing information, self-introduction, apologies, and exchanging pleasantries.
• Written Communication: Develops skills in message writing, responding to scenarios, and conveying information succinctly and completely.

NÍVEL 1 (6º E 7º ANOS)


Vocabulary and Functional Grammar:
• Words and Spelling: Singular and plural forms, gender distinctions, jumbled letters, unconventional spellings.
• Nouns and Verbs: Types of nouns including common, proper, abstract, collective, countable, and uncountable; verb tenses basics; regular and irregular verbs; auxiliary and modal verbs; phrasal verbs.
• Pronunciation and Syllables: Vowel and consonant sounds, pronunciation patterns, syllable structure.
• Grammar Essentials: Use of articles, numeral expressions, subject-verb agreement, parts of speech, sentence elements like clauses and phrases, punctuation rules, direct and indirect speech, active and passive voice.
• Language Skills: Identifying synonyms and antonyms, word pairings, rhyming words, selecting the odd one out, forming analogies, understanding collocations, recognizing homophones and homonyms, concise language use, idiomatic expressions, correcting errors.

Reading Comprehension:
• Story Analysis: Grasping main themes and ideas, inferencing, pinpointing specific details, understanding complex information.
• Contextual Understanding: Interpreting nuances, utilizing auxiliary, modal, and phrasal verbs effectively, gathering information, overall comprehension, moral discernment.
• Text Types and Objectives: Analyzing various text forms like news reports, diary entries, advertisements, reviews; understanding text purposes, polysemy, and overall meaning construction.

Interactive English:
• Everyday Interactions: Engaging in daily conversations, telephone etiquette, brief dialogues, composing and interpreting messages.
• Social Expressions: Practices of greeting, expressing gratitude, requesting, seeking permission, informing, self-introduction, apologizing, exchanging courtesies, consoling, cautioning, sharing opinions, offering advice, politely disagreeing.
• Classroom Language: Language use for classroom interactions and manners.

Additional Topics:
• Determiners and Quantifiers: Their role in enhancing sentence clarity and precision.
• Tense Applications: Employing various tenses to denote different actions and contexts.
• Sentence Types: Understanding and using exclamatory, interrogative, declarative, assertive, and imperative sentences; distinguishing facts, opinions, and inferences.

NÍVEL 2 (8º E 9º ANOS)


Vocabulary and Functional Grammar:
• Basics: Singular and plural forms, gender distinctions, pronunciation nuances, and spelling variations including jumbled and unusual patterns. Introduction to articles and numerical expressions.
• Nouns: Exploration of common, proper, abstract, collective, and both countable and uncountable nouns.
• Verbs: Overview of basic tenses, differentiation between regular and irregular verbs, usage of auxiliary and modal verbs, and phrasal verbs. Emphasis on subject-verb agreement.
• Language Enhancers: Expansion of vocabulary through synonyms and antonyms, word pairings, rhyming words, identification of outliers, analogies, expressions that convey multiple ideas with a single word, and idiomatic phrases.
• Sentence Construction: Guidance on crafting simple sentences, understanding sentence structure, transitioning between direct and indirect speech, distinguishing between active and passive voice, and rectifying errors.
• Advanced Grammar: Introduction to determiners, quantifiers, possessive adjectives, the genitive case, comparative and superlative forms, relative pronouns, and conditional sentences (Types 1 and 2).

Reading Comprehension:
• Understanding Texts: Analysis of main themes and ideas, conclusion drawing, specific detail location, interpretation of nuanced meanings, and moral understanding.
• Contextual Reading: Engagement with various text types such as news reports, diary entries, advertisements, reviews, and artistic/literary works. Practice in identifying and correcting textual errors.
• Advanced Comprehension: Development of inferencing skills, recognition of implicit meanings, understanding of argumentative and persuasive techniques, and navigation of information in digital formats.

Interactive English:
• Everyday Conversations: Practice in greetings, expressions of gratitude, making requests, offering apologies, seeking information or permission, and self-introduction.
• Formal and Informal Interactions: Mastery of telephone conversation etiquettes, personal and telephonic interaction manners, pleasantries exchange, opinion sharing, advice giving, and engaging in polite disagreement.
• Written Communication: Skills in formal written English, message composition and comprehension, and concise information transfer.

Additional Topics:
• Phonetics: Study of vowels, consonants, syllable formation, and pronunciation patterns.
• Linguistics: Examination of word formation processes (prefixes, suffixes), homophones, homonyms, collocations, functions of parts of speech, and sentence elements such as clauses and phrases.
• Cultural and Linguistic Aspects: Discussion on the influence of cultural factors on communication, negotiation of meaning, linguistic variability, modal verb applications, English usage on the internet, English as a global language, historical expansion of English, and its functions and uses.

NÍVEIS MÉDIO E LIVRE (ENSINO MÉDIO, 4º ANO TÉCNICO E ADULTOS)


Vocabulary and Functional Grammar:
• Basics: Singular and plural forms, pronunciation nuances, gender distinctions, article usage, numeral expressions, and subject/object pronouns.
• Nouns and Verbs: Exploration of noun types (common, proper, abstract, collective, countable/uncountable), verb tenses (simple, continuous, perfect), regular and irregular verbs, auxiliary and modal verbs, phrasal verbs, and subject-verb agreement.
• Language Skills: Spelling challenges (jumbled, unconventional), vocabulary expansion through synonyms, antonyms, word pairings, rhyming words, outlier identification, analogies, concise expressions, idiomatic phrases, collocations, and understanding homophones and homonyms.
• Sentence Construction: Development of simple sentences, comprehension of sentence structures, transitioning between direct and indirect speech, active and passive voice differentiation, error correction, and varieties of sentence forms (exclamatory, interrogative, declarative, assertive, imperative).

Advanced Grammar and Usage:
• Advanced Grammar: Detailed study of determiners, quantifiers, possessive adjectives, the genitive case, comparative and superlative forms, conditional sentences (Types 1 and 2), relative pronouns, and connectors.
• Word Formation: Analysis of prefixes, suffixes, word cognates, and the use of contextual clues in discourse.
• Linguistic Aspects: Examination of linguistic variation, the impact of cultural factors on communication, and the negotiation of meaning.

Reading Comprehension:
• Understanding Texts: Analysis of main themes and ideas, inferential reasoning, locating specific details, interpreting nuanced meanings, moral perception, understanding polysemy, and recognizing implicit meanings.
• Text Types: Engagement with various text forms including artistic/literary texts, news reports, diary entries, advertisements, reviews, menus, and coupons, along with persuasion techniques.
• Advanced Comprehension: Exploration of argumentative resources, navigating information in digital environments, and understanding the role of English in scientific, economic, and political exchanges, including its expansion and functions.

Interactive English:
• Everyday Conversations: Skills in greetings, expressing gratitude, making requests, apologizing, seeking information or permission, self-introduction, exchanging courtesies, consoling, cautioning, sharing opinions, offering advice, and engaging in polite disagreements.
• Formal Communication: Mastery of formal written English, personal/telephonic conversation etiquette, job application processes, and CV drafting.
• Classroom Language: Effective language use for classroom interactions and etiquettes.

Additional Topics:
• Tenses and Modality: Understanding and application of the simple present, present continuous, simple past, past continuous, and future tenses, along with modal verbs (like can) and their uses.
• Interactive Tasks: Participation in collaborative tasks, discussions, opinion sharing, individual presentations, and composition of essays, letters, reports, and reviews.
• Cultural and Artistic Repertoire: Discussion on the influence of English as a global language, its presence in daily life, and the historical context of its expansion.

 

# Quero multiplicar talentos

Vou participar da OBLI

Conheça as olimpíadas da Seleta Educação

Logos das Olimpíadas (1).png
Logotipos • Seleta e Olimpíadas (3)_edit
LOGOS DE OLIMPÍADAS TAMANHO GRANDE (6).png
Logos das Olimpíadas (3).png
3.png
Botão Whats.png
bottom of page